quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Tancredo Neves - Mensageiro da Liberdade... no Canal Brasil...


O Canal Brasil relembra a trajetória política de Tancredo Neves no dia em que o mineiro completaria um século de vida, com a exibição deTancredo Neves – Mensageiro da Liberdade, nesta quinta, dia 04/03, às 20h30.

Tancredo Neves – Mensageiro da Liberdade (2005) (56') – Depoimentos de familiares e parceiros de trabalho remontam a trajetória política de Tancredo Neves, primeiro civil a assumir a Presidência da República após o golpe militar de 1964. Dirigido pelo cineasta Bruno Vianna, o documentário tem o roteiro assinado por José Augusto Ribeiro, assessor de comunicação do político durante a campanha presidencial de 1984.

A produção investiga o papel de Tancredo na defesa da democracia durante os 21 anos em que o Brasil esteve nas mãos da ditadura militar. Conhecido pela personalidade conciliatória, ele lutava pela manutenção da legalidade desde o suicídio de Getúlio Vargas, de quem foi ministro da Justiça e Negócios Interiores. À época, o iminente golpe de Estado articulado pela UDN (União Democrática Nacional) foi desmantelado com a eleição de Juscelino Kubitschek para a Presidência. Seis anos depois, a instabilidade política volta à cena com a renúncia de Jânio Quadros. Tancredo Neves tenta, então, garantir o governo do vice-presidente, João Goulart, mas, em vista da crescente ameaça de golpe, dá início a uma estratégia de mediação no Congresso Nacional para que seja instituído o regime parlamentarista.

Em 1964, os militares tomam o poder, e o político passa a fazer ferrenha oposição à ditadura. O então deputado federal se nega a votar no general Castello Branco para a Presidência, ao contrário da maioria dos correligionários. Aos "anos de chumbo", seguem-se a campanha pelas eleições diretas e o histórico comício da Praça da Sé, em São Paulo. A emenda Dante de Oliveira, que garantiria o pleito, não é aprovada pelo Congresso, mas a pressão pela liberdade política toma conta do país. O próximo presidente seria escolhido pelo Colégio Eleitoral, e Tancredo Neves encabeça a chapa de oposição a Paulo Maluf, candidato apoiado pelos militares.

A eleição do mineiro é recebida com entusiasmo, mas, dias antes da posse, ele sente fortes dores no estômago. Mesmo ciente de que sofria graves problemas de saúde, reluta em se submeter ao tratamento antes de assumir o governo. Temia que a ausência abrisse caminho para que as tão esperadas mudanças políticas não se concretizassem.

O ex-presidente José Sarney, então vice de Tancredo Neves, revela que, já empossado, esteve com o amigo na UTI do Incor, em São Paulo, para garantir que a transição democrática se completara. Dias depois, a síndrome venceria a resistência do político e poria fim a uma vida dedicada à democracia.

Os netos Aécio Neves e Andrea Neves da Cunha, que seguiram a tradição política do avô, falam da importância de Tancredo para a vida nacional. Depoimentos de José Serra, Fernando Henrique Cardoso, Antônio Carlos Magalhães, José Sarney e Francisco Dornelles, dentre outros

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Diário de um Novo Mundo

1752, um navio cruza o oceano atlântico. A doença e a fome comandam a embarcação. Um dos passageiros chama-se Gaspar de Fróes, médico e escritor. Seus diários descrevem os percalços da viagem, a chegada ao Brasil, a luta entre as coroas de Castela e Portugal, a descoberta do amor. Gaspar apaixona-se por Maria, esposa de um influente militar português. Mas são tempos de conflito e desesperança. E qualquer gesto de afeto pode ser interpretado como uma declaração de guerra.


quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Yves Saint Laurent

Paris, 1957. Com apenas 21 anos, Yves Saint Laurent (Pierre Niney) é chamado para se encarregar do futuro da prestigiosa grife de alta costura fundada por Christian Dior, falecido recentemente. Depois de seu primeiro desfile triunfal, ele vai conhecer Pierre Bergé (Guillaume Gallienne) e este encontro irá abalar sua vida. Amantes e parceiros de trabalho, os dois se associam a fim de criar a grife Yves Saint Laurent. Apesar de suas obsessões e demônios interiores, Saint Laurent vai revolucionar o mundo da moda com sua abordagem moderna e iconoclasta.



Lutero

Filme sobre Martim Lutero...
o fundador do Luteranismo...


segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

A Dama de Ferro


A Dama de Ferro (em inglês, The Iron Lady) é um filme biográfico do Reino Unido de 2011 baseado na vida de Margaret Thatcher (1925-2013), a mais antiga primeira-ministra do Reino Unido do século 20. O filme foi dirigido por Phyllida Lloyd. Thatcher é retratada principalmente por Meryl Streep, e, em sua formação precoce de política, por Alexandra Roach. O marido de Thatcher, Denis Thatcher, é interpretado por Jim Broadbent, e Harry Lloyd como o mais jovem Denis. Membro do mais antigo gabinete de Thatcher e eventual substituto, Geoffrey Howe, é interpretado por Anthony Head.

Enquanto o filme foi recebido com críticas variadas, o desempenho de Streep foi muito aclamado pela crítica, e foi considerado um dos melhores de sua carreira. Ela recebeu sua 17th indicação ao Oscar de Melhor Atriz por sua interpretação e, finalmente, ganhou o prêmio, 29 anos depois de sua segunda vitória. Ela também ganhou o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Filme Dramático (seu oitavo prêmio Globo de Ouro em geral), e seu segundo Prêmio BAFTA de Melhor Atriz em um papel principal.

Henrique IV: O Grande Rei da França

França, 1563. Protestantes e católicos lutam por terras e poder, usando a religião como justificativa. No comando dos protestantes está Henrique de Navarra, que conduz seus homens contra a poderosa rival de sua mãe, Catarina de Médici, Rainha da França. Catarina oferece a Henrique a mão de sua filha, Margot, em sinal de reconciliação, mas o casamento termina num banho de sangue. Ele sobrevive ao Massacre do Dia de São Bartolomeu, mas é feito prisioneiro durante quatro anos. Embora recorrendo a qualquer tática para obter o trono, Henrique se torna um rei que, pela liberdade de religião e de opinião, pode genuinamente dizer que é um dos primeiros verdadeiros humanistas.