domingo, 1 de fevereiro de 2015

Iwo Jima - O Portal da Glória

Neste clássico de guerra, John Wayne recebeu sua primeira indicação para o Oscar® de Melhor Ator. Ele vive o Sargento John M. Stryker, do corpo de fuzileiros, um homem duro com uma missão difícil: transformar um pelotão de recrutas despreparados em uma poderosa máquina de combate. Stryker os pressiona física e mentalmente até o limite, com disciplina, treinamento rigoroso e usa até os punhos quando precisa.

Os recrutas o odeiam, especialmente o soldado Conway (John Agar), o filho do antigo comandante de Stryker. Mas as lições do sargento e a coragem dos rapazes serão postas à prova no desembarque a Iwo Jima, território onde ocorrerá uma das mais ferozes batalhas da Segunda Guerra.

 O filme se notabiliza não apenas pelo desempenho de Wayne, mas por inserir imagens de batalha reais, bem como por reproduzir a famosa cena dos soldados hasteando a bandeira americana no Monte Suribachi.





A Guerra ocorreu entre fevereiro e março de 1945 durante a Guerra do Pacífico na 2° Guerra Mundial. 

Como resultado da batalha, os EUA ganharam controle da ilha de IWO JIMA e os campos aéreos localizados na mesma ilha. 

O combate foi intenso, em parte devido à preparação japonesa, e as tropas norte-americanas capturaram o ponto mais elevado da ilha, o Monte Suribachi, perdendo 6.812 homens. 

O motivo para a invasão de IWO JIMA era capturar os seus campos aéreos de modo a fornecer um local de aterragem e de reabastecimento para os bombardeiros norte-americanos no avanço para o Japão, enquanto também tornava possível a escolta dos bombardeiros por caças. 

A imagem mais famosa desta batalha é o hasteamento da bandeira norte-americana pelos marines no cume do Monte Suribachi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário